Póvoa de Lanhoso Abraça transferência de competências sociais com resultados positivos

Na manhã de ontem, o autarca Frederico Castro anunciou que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso decidiu abraçar, de forma voluntária, a transferência de competências na área social desde o dia 1 de abril. Esta medida foi adotada com o intuito de fortalecer os serviços municipais e beneficiar o território que é servido.

Segundo Frederico Castro, os resultados têm sido extremamente positivos, demonstrando que quanto mais capacitados estão em termos de delegação de competências, maior é a probabilidade de resolverem dificuldades específicas nas áreas da habitação, empregabilidade e outras necessidades sentidas pela população. Recentemente, durante a última reunião de Câmara, procederam ao reforço e à alteração do regulamento de algumas medidas sociais para melhor satisfazer as necessidades dos munícipes.

Uma das respostas criadas pelo executivo de Frederico Castro foi a criação do Gabinete de Empregabilidade, que tem tido resultados positivos. Durante os trabalhos, que foram coordenados pela vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, foi apresentada a experiência da delegação de competências em ação social e Rendimento Social de Inserção (RSI) pela representante da Segurança Social de Braga, Fátima Miguel.

Durante o evento, Eliana Oliveira, coordenadora do Núcleo Local de Inserção (NLI), apresentou um panorama das famílias acompanhadas pelo NLI da Póvoa de Lanhoso. Os resultados de 2022 e o Plano de Ação para 2023 também foram divulgados no momento.

No ano de 2022, foram acompanhadas 130 famílias beneficiárias de RSI e 176 famílias em ação social na Póvoa de Lanhoso.

No segundo dia das Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira, a Diretora da Unidade de Intervenção Social dos Serviços Centrais da Segurança Social, Susana Viana, e a Diretora do Núcleo de Ação Social da Segurança Social de Braga, Fátima Miguel.

A Diretora da Unidade de Intervenção Social participou no painel de balanço do NLI, discutindo a sua importância para a comunidade. Já Fátima Miguel, da Segurança Social de Braga, centrou-se na experiência da delegação de competências em ação social e RSI. Fátima Moreira, Vereadora responsável pela área social, moderou o painel.

Os trabalhos das jornadas centraram-se principalmente na delegação de competências no âmbito do NLI e no seu papel na comunidade. Durante o evento, foi feito um balanço de um ano de coordenação do NLI pela Câmara Municipal, após a transferência de competências. Eliana Oliveira, técnica da Câmara Municipal responsável por esse processo, apresentou os resultados de 2022 e traçou o perfil das famílias acompanhadas pelo NLI.

Esta análise foi realizada em conjunto com a Segurança Social de Braga e também foi o momento para o NLI partilhar o seu Plano de Ação para o presente ano.

As Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso, tiveram início a 15 de maio, e terminaram hoje, dia 18 de maio, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

Publicado

em

, ,

por