Póvoa de Lanhoso assinala Dia da Árvore com reflorestação no Monte de S. Mamede

Mais de 90 pessoas, entre seniores, alunos e crianças, participaram na iniciativa que deu continuidade ao processo de reflorestação da área.

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, o Município da Póvoa de Lanhoso promoveu a reflorestação de mais uma área do Monte de S. Mamede, envolvendo mais de 90 pessoas de diferentes gerações. A ação, que decorreu na passada sexta-feira, contou com a participação de seniores de Centros de Convívio, alunos/as da EPAVE do Programa Eco-Escolas, crianças do 3º ano da Escola Básica do Cávado e crianças da sala de transição da creche da Misericórdia.

Esta iniciativa visa consciencializar a comunidade para a importância da preservação ambiental e dá continuidade ao processo de reflorestação do Monte de S. Mamede, iniciado no ano passado. Foram plantadas diversas árvores típicas da região, como carvalhos-portugueses, freixos, sobreiros, castanheiros e magnoeiros, substituindo algumas que não vingaram.

O Vereador do Ambiente, Paulo Gago, e o Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, marcaram presença na ação, que contou também com a colaboração dos serviços de Ambiente, Gabinete Florestal e Proteção Civil do Município.

Em paralelo, decorreu uma campanha de limpeza da área envolvente ao parque de lazer, nas proximidades da área reflorestada.

Participaram ainda na iniciativa elementos da GNR, através do SNPA, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da equipa de Sapadores Florestais, entidades que desempenham um papel fundamental na gestão, preservação e proteção de áreas verdes.

A reflorestação com árvores nativas contribui para a recuperação da paisagem natural e para a proteção da biodiversidade local, sendo um investimento importante para o futuro do planeta.

Publicado

em

,

por