Póvoa de Lanhoso celebra Dia Municipal para a Igualdade a 23 de Março

A Póvoa de Lanhoso assinala amanhã, dia 23 de Março, o Dia Municipal para a Igualdade, numa iniciativa que se destaca por antecipar a data nacionalmente celebrada em Outubro. A escolha da data coincide com o início da Revolução da Maria da Fonte, um marco histórico que enaltece a força do empoderamento feminino e a luta pela igualdade de género.

Manhã dedicada à capacitação e compromisso com a igualdade

As atividades do dia iniciam-se de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a iniciativa “COMPROMETIDOS/AS COM A IGUALDADE”. O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, irá presidir à cerimónia e entregar aos/às funcionárias/os a declaração de participação na ação de capacitação sobre “Igualdade de Género e Não Discriminação”.

A ação de capacitação, realizada de forma assíncrona, permitiu que os participantes acedessem aos conteúdos em seu próprio ritmo. Composta por quatro módulos, a formação abordou conceitos chave, promoveu a reflexão crítica e o compromisso individual com a promoção da igualdade.

Rota dos Monumentos Inclusivos: Uma tarde dedicada à cultura e inclusão

A tarde será dedicada à visita a vários monumentos que integram a Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso, iniciativa pioneira que visa tornar o património cultural acessível a todos.

A Estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada, a Igreja Românica de Fontarcada e o Santuário de Nossa Senhora de Porto D’Ave são os monumentos a serem visitados. A Rota, criada no final de 2023, oferece interpretações simples e sintetizadas em português, inglês, braille, Língua Gestual Portuguesa e áudio, além de um mapa informativo.

Promovendo valores de igualdade, inclusão e participação

O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado por diversas organizações da sociedade civil com o objetivo de promover valores de igualdade, inclusão e participação. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através das iniciativas programadas para este dia, reforça o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Consulte o programa completo do Dia Municipal para a Igualdade:

[Link para programa dia municipal da igualdade: https://bit.ly/494zfks]

Informações adicionais:

  • Data: 23 de Março de 2024
  • Local: Póvoa de Lanhoso
  • Programa: https://bit.ly/494zfks
  • Contacto: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Publicado

em

,

por