Alunos e alunas refletem sobre a importância dos Direitos Humanos e elaboram nova Declaração

SIGO da Póvoa de Lanhoso promove ação sobre os Direitos Humanos na EPAVE

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades, organizou um workshop sobre Direitos Humanos na Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE). A iniciativa, dirigida aos alunos do curso de cabeleireiro/a, abordou os 30 direitos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, firmada em 1948.

Com grande empenho, os alunos e as alunas debateram em grupos os direitos que consideram fundamentais para um novo planeta que, supostamente, poderiam colonizar. A atividade proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância dos Direitos Humanos e a necessidade de os defender.

No final da ação, os participantes salientaram que alguns dos direitos da Declaração Universal estão, atualmente, em risco e em incumprimento.

A importância dos Direitos Humanos

Os Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos, incluindo os direitos económicos, sociais e culturais. São universais, aplicando-se a todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, sem limite de tempo. São também inalienáveis, pois estão ligados à existência humana e são inerentes a todos os seres vivos. Por fim, são indivisíveis, pois o gozo de um direito depende do gozo de muitos outros direitos, e nenhum é mais importante do que os outros.

Um compromisso com o futuro

A iniciativa do SIGO demonstra o compromisso da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com a promoção dos Direitos Humanos e a educação para a cidadania. A participação ativa dos alunos e das alunas revela a importância de sensibilizar as novas gerações para estes valores fundamentais.

É importante salientar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento histórico que continua a ser relevante na atualidade. Apesar dos progressos alcançados, ainda há muito a ser feito para garantir o respeito e a proteção dos Direitos Humanos em todo o mundo.

A ação do SIGO na EPAVE é um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicado

em

,

por