Homenagem aos Ex-Combatentes Povoenses marca 50º Aniversário do 25 de Abril

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Comissão dos Antigos Combatentes de Guerra da Póvoa de Lanhoso organizaram hoje uma cerimónia solene para homenagear os soldados povoenses que lutaram na Guerra do Ultramar. A iniciativa, que se revestiu de especial significado no ano em que se comemora o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, teve como objetivo reconhecer o sacrifício e a bravura destes combatentes que serviram Portugal em tempos de conflito.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades oficiais, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vereadora Fátima Moreira, os Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, o Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 6, José Pedro Mataloto, e o Coronel na Reforma António Estudante de Oliveira, Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Braga.

Num momento particularmente emotivo, foram entregues Medalhas Comemorativas das Campanhas aos ex-combatentes povoenses José da Silva Freitas (a título pessoal) e, a título póstumo, ao ex-primeiro cabo João de Oliveira Salgado. Estas condecorações, que distinguem o serviço em situações de campanha, representam um tributo à coragem e valentia destes homens que defenderam a pátria em circunstâncias difíceis.

António Machado, representante dos ex-combatentes da Póvoa de Lanhoso, dirigiu-se aos seus colegas com um discurso sentido, relembrando a importância de manter viva a memória daqueles que lutaram por Portugal. Em particular, destacou a impossibilidade do Ex-Capitão António Carvalho e do Marinheiro César Malaínho de participarem na cerimónia por motivos de saúde, deixando uma mensagem aos mais jovens para que nunca esqueçam o heroísmo destes combatentes.

José Pedro Mataloto, Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 6, salientou a importância de homenagear os militares que tombaram ao serviço da nação, reconhecendo o papel fundamental que todos os combatentes, tanto do passado como do presente, desempenham na defesa e no prestígio de Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, enalteceu a participação do Regimento de Cavalaria n.º 6 e do Coronel António Estudante de Oliveira na cerimónia, reforçando a importância de manter viva a memória dos ex-combatentes e de transmitir às novas gerações o valor da liberdade e da democracia conquistadas com sacrifício.

A cerimónia terminou com uma romagem ao cemitério de Brunhais e com uma missa em sufrágio de todos os ex-combatentes falecidos na Guerra do Ultramar, naturais do Concelho da Póvoa de Lanhoso.

A cerimónia de homenagem aos ex-combatentes povoenses constituiu um momento de profunda reflexão e reconhecimento, perpetuando a memória daqueles que serviram Portugal com bravura e abnegação.

Publicado

em

,

por