Na manhã de ontem, a Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, apresentou o Plano de Ação do Núcleo Local de Inserção (NLI) para 2024, numa sessão que contou com a presença da quase totalidade dos parceiros do NLI.
O Plano de Ação do NLI para 2024 assenta em três eixos principais:
Promoção da autonomia e inclusão social: Este eixo inclui medidas como o acompanhamento social e profissional, a formação e qualificação profissional, o apoio ao empreendedorismo e a criação de emprego.
Prevenção da pobreza e exclusão social: Este eixo visa prevenir situações de vulnerabilidade social através de medidas como o apoio à infância e juventude, o apoio à família e o combate à pobreza energética.
Coesão social e desenvolvimento comunitário: Este eixo pretende promover a participação da comunidade na resolução dos seus problemas através de medidas como o desenvolvimento de ações de sensibilização e informação, o apoio ao associativismo e a dinamização da vida comunitária.
Trabalho conjunto e holístico
Fátima Moreira salientou a importância do trabalho conjunto e holístico de todos os parceiros envolvidos no NLI. “Os desafios na ação social são cada vez mais diversos e mais ambiciosos”, afirmou, referindo a necessidade de “trabalharmos todos de forma articulada e holística as questões sociais”.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal destacou ainda o papel do NLI na integração de um número significativo de famílias que deixaram de receber o Rendimento Social de Inserção (RSI). “Isto não significa que deixaram de ter acompanhamento, significa que evoluíram, devendo-se esta evolução, em grande parte, ao trabalho desenvolvido pelo NLI”, sublinhou.
Roteiro Social pelas Freguesias
Uma das principais novidades do Plano de Ação do NLI para 2024 é a implementação da ação “Roteiro Social pelas Freguesias”. Esta ação visa aproximar os técnicos do NLI e as “ferramentas” existentes das famílias que precisam de apoio.
No âmbito desta ação, elementos da equipa do NLI irão deslocar-se a todas as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho para informar e esclarecer os executivos locais sobre os serviços disponíveis.
O Representante das Juntas de Freguesia do Concelho, José Manuel Silva, manifestou o seu apoio à iniciativa, considerando que “esta parece ser uma medida interessante que vai servir a comunidade, que vai dar respostas às pessoas e também nós, tendo mais informações, podemos melhor encaminhar e esclarecer”.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O Plano de Ação do NLI para 2024 também teve o cuidado de observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, enunciando as ações e identificando qual objetivo para que cada uma delas irá contribuir.
Esta é uma forma da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso contribuir, a um nível mais local, para a concretização e consolidação dos ODS, que se inserem numa dimensão universal.