Póvoa de Lanhoso entre as 15 melhores na Europa em Inclusão e Diversidade

A Póvoa de Lanhoso foi selecionada como uma das 15 finalistas do Prémio “Capitais Europeias da Inclusão e Diversidade” 2024, na categoria de “Autarquias locais com menos de 50.000 habitantes”.

O Prémio, que está na sua terceira edição, reconhece e dá visibilidade ao trabalho das autoridades locais que criam espaços seguros e inclusivos para todos. A Póvoa de Lanhoso destacou-se pelas suas políticas, planos e iniciativas para promover a diversidade e a inclusão na comunidade, abrangendo áreas como sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e igualdade LGBTIQ.

De entre cerca de 70 candidaturas de 13 países da União Europeia, a Póvoa de Lanhoso conseguiu chegar à final, demonstrando o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Os vencedores serão anunciados no dia 25 de abril de 2024, em Bruxelas, pela Comissária para a Igualdade, Helena Dalli. A cerimónia marca também a abertura do Mês Europeu da Diversidade de 2024.

A conquista da Póvoa de Lanhoso é um motivo de orgulho para a comunidade e um exemplo inspirador para outras cidades e vilas da Europa.

Alguns dos destaques da candidatura da Póvoa de Lanhoso:

  • Criação de um Conselho Municipal para a Igualdade e Diversidade;
  • Implementação de medidas para promover a inclusão de pessoas com deficiência;
  • Combate à violência contra as mulheres;
  • Promoção da igualdade LGBTIQ;
  • Desenvolvimento de programas de educação para a tolerância e o respeito pela diferença.

A participação da Póvoa de Lanhoso no Prémio “Capitais Europeias da Inclusão e Diversidade” 2024 reforça o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e diversa.

Outras informações:

Publicado

em

,

por