Multidão acorre às Festas de S. José na Póvoa de Lanhoso


Os primeiros dias das Festas de S. José em Póvoa de Lanhoso foram um sucesso, com milhares de pessoas a afluírem à vila para desfrutar do cartaz recheado de atividades.

Folclore, música popular, cantares ao desafio, concertos, gastronomia e muito mais marcaram o primeiro fim-de-semana de festa. A II Corrida de S. José e a Caminhada de S. José, o concurso de Pesca Desportiva, as concentrações de Motas Clássicas e de Carochas e a abertura da Exposição de “S. José em Tela” foram alguns dos destaques.

Exposição de S. José em Tela

A Exposição de S. José em Tela, que apresenta 17 obras do artista povoense Domingos Silva, tem sido um dos pontos altos da festa. Desde 1994 que Domingos Silva desenha as imagens de S. José que servem de base ao cartaz e restantes suportes da divulgação das Festas Concelhias.

II Corrida de S. José

A II Corrida de S. José, organizada pelo Município em parceria com o Grupo Desportivo da Goma (GDG), contou com a participação de mais de 360 atletas. A prova teve um carácter inclusivo, com a participação de utentes da Assis e de atletas portadores de deficiência visual.

Concentrações de Motas Clássicas e Carochas

No domingo, cerca de 120 Motas Clássicas concentraram-se no Largo António Lopes, enquanto mais de 90 Carochas se exibiram no Espaço da Feira Semanal.

Chegas de Bois de S. José

O Parque do Pontido foi palco das acérrimas Chegas de Bois de S. José, que colocaram frente a frente os melhores exemplares de bovinos da raça barrosã da região Norte.

Gastronomia

A gastronomia é um dos pontos fortes das Festas de S. José, com o Cabrito à S. José a ser o prato mais procurado. 28 restaurantes aderiram à iniciativa e apresentam este prato tradicional nos seus cardápios.

Procissão de S. José

No dia 19 de março, dia de S. José, realiza-se a tradicional procissão, com 33 andores representando as paróquias e os patronos das instituições locais.

Festival Jovem

No sábado, 23 de março, o Festival Jovem traz a Póvoa de Lanhoso Mundo Segundo & Sam The Kid, o DJ Kardo, o Padre Guilherme e o DJ EAZY.

Cortejo Histórico de S. José

A edição deste ano das Festas de S. José termina no dia 24 de março com o Cortejo Histórico de S. José “Abril: passado, presente e futuro”, que integra as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. 21 carros alegóricos preparados pelas freguesias vão contar e retratar momentos da história recente do país.

Aconselhamos a consulta do programa completo das Festas de S. José para mais informações em https://www.povoadelanhoso.pt/eventos/festas-s-jose-2024/

Publicado

em

, ,

por