Rotary homenageou pintor Domingos Mendes da Silva

O Rotary Club da Póvoa de Lanhoso prestou homenagem ao renomado pintor Domingos Mendes da Silva numa  cerimónia realizada a 30 de janeiro no Hotel Rural Maria da Fonte. O evento, intitulado “Homenagem ao Profissional”, destacou a contribuição significativa de Domingos Silva para as artes e para a comunidade local.

Domingos Mendes da Silva, artista plástico e educador natural de Travassos, foi escolhido como personalidade homenageada pelo Rotary Club da Póvoa de Lanhoso este ano. Com mais de 40 anos dedicados às artes, Domingos Silva é amplamente reconhecido pelas suas diversas exposições em nível local, regional e internacional. Ele é o criador do monumento em homenagem à Revolução dos Cravos, inaugurado em 1999 pela Câmara Municipal, que ocupa um lugar de destaque na Avenida 25 de Abril, na vila da Póvoa de Lanhoso. Além disso, Domingos Silva foi presidente da Junta de Freguesia de Travassos e é o autor da pintura que ornamenta o cartaz das Festas de S. José.

Na cerimônia, Rita Barbosa, representante do Rotary Club povoense, apresentou Domingos Mendes da Silva, destacando suas origens em uma família de ourives e seu amor precoce pela pintura.O seu primeiro quadro a óleo retratou uma paisagem retirada de um livro e a sua segunda obra retratou o seu avô.

O Rotary Club da Póvoa de Lanhoso considera Domingos Silva um dos artistas mais talentosos do concelho, reconhecendo a sua dedicação, paixão e resiliência como justificativas para a homenagem.

Após a apresentação do homenageado, o presidente do Rotary Club, José Diego, compartilhou informações sobre o movimento rotário global, que completou 125 anos e engloba 1,4 milhões de pessoas em 200 países e 46 mil clubes.

Ângelo Dias, presidente do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, elogiou o homenageado como um ícone local, destacando o orgulho de conhecê-lo e congratulou o Rotary pela escolha acertada.

Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, e José Baptista, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, também expressaram admiração pelo homenageado, apontam o homenageado como uma referência no concelho, sendo um dos artistas que tem levado bem longe o nome da Póvoa de Lanhoso ressaltando a sua importância para a comunidade.

Fátima Moreira, vice-presidente da Câmara, enfatizou as qualidades profissionais e humanas de Domingos Silva, reconhecendo o seu valioso contributo para a comunidade ao longo dos anos.

A cerimônia foi animada pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary e contou com a presença de membros do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, familiares e amigos de Domingos Mendes da Silva, assim como representes da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e dos clubes rotários Braga Norte, Viana do Castelo e Rotary E-Club do Distrito 1970.

Publicado

em

, ,

por