Concerto de Ano Novo encerra “Natal na Praça” com brilhantismo

Com o Concerto de Ano Novo da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso encerrou a segunda edição do Natal da Praça. Fechando em grande o programa oferecido aos/às povoenses este ano, o concerto foi transmitido através das redes sociais, com o pensamento posto em todos/as quantos/as não puderem deslocar-se à tenda instalada na Praça Eng.º Armando Rodrigues e nos/as nossos/as emigrantes, que seguem dedicadamente tudo o que se passa na sua terra natal.

Presencialmente, foi em grande número que acorreram à Praça todos/as quantos quiseram assistir ao concerto proporcionado por esta banda de música povoense, num registo de qualidade a que já habituaram todos/as os/as que a seguem.

Com uma vasta programação, que se estendeu do dia 9 de Dezembro ao dia 7 de Janeiro, o Natal viveu-se com intensidade na Póvoa de Lanhoso, que se vestiu a rigor para elevar o espírito tão característico da época mais festiva do ano. Mantendo as tradições, a vila povoense iluminou-se, criando a ambiência tão caraterística do Natal, tendo contado na cerimónia de inauguração com a atuação do Coro da Santa Casa da Misericórdia que este ano se apresentou acompanhado pela orquestra da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Além das inúmeras iniciativas que decorreram no espaço instalado na Praça Eng.º Armando Rodrigues, a 22ª edição de Garfe – Aldeia dos Presépios e a 8ª edição da Feira de Natal do Baixo Concelho fizeram parte do cartaz, abrangendo-se e envolvendo-se, assim, a população de todo o concelho.

Pela tenda do “Natal na Praça” passaram mais 450 crianças do ensino pré-escolar que, numa animação e alegria contagiantes, saltaram nos insufláveis, tendo parado apenas uns minutos para fazer uma pintura facial; do 1.º ciclo participaram mais de 200 crianças na 1.a Mostra Artística Infanto-Juvenil, iniciativa do Plano Nacional das Artes. A pensar nos mais pequenos/as foi colocada uma Pista de Gelo Sintético, no espaço exterior dos Paços do Concelho.

Os tradicionais Encontros de Grupos Corais e de Reis decorreram, contando-se, para tal, com a colaboração das diferentes instituições e entidades do concelho, dando-lhes oportunidade para partilhar o trabalho que levam a cabo ao longo do ano num merecido palco.

A Festa de Natal Powered by Noite Gerações, cuja receita de bilheteira reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e a Noite Dançante, inserida no projeto Póvoa Dança, foram momentos dedicados ao público mais jovem.

Acrescentamos ainda a apresentação da peça de teatro “Os Silvas “do autor Tó de Porto d’Ave, pelo Grupo Cénio Povoense, mas houve mais momentos de teatro, também naquele espaço, merecendo ainda referência os que decorreram na Casa do Livro, dedicados ao público infanto-juvenil.

A marcar a diferença esteve Pedro Chagas Freitas com a palestra os “Caça-Alfaces” e, num registo marcadamente mais natalício, o Saint Dominics Gospel Choir.

O habitual sorteio de Natal, a pensar na promoção do comércio local, foi igualmente agilizado, bem como a animação de rua, com atores que criaram uma animada interação entre comerciantes e transeuntes.

O Natal da Praça viveu-se de acordo com um cartaz que o executivo quis tão diversificado quanto abrangente e que se espera, tenha contribuído para um melhor Natal de todos/as.

Antes de a Banda de Música iniciar este concerto de Ano Novo, brilhantemente dirigido pelo maestro Hélder Vales, a Vice-Presidente, Fátima Moreira, que assistiu, juntamente com o Vereador Ricardo Alves, agradeceu a todas as entidades e associações envolvidas na edição deste ano e deixou a todos/as votos de Excelente 2024.

Publicado

em

, ,

por