Faltavam ainda alguns minutos para as 17h30 e já a tenda montada na Praça para as iniciativas de Natal estava cheia de povoenses, visitantes e turistas.
No palco perfilavam-se os elementos do Coro da Santa Casa da Misericórdia e, sentados no palco, com os instrumentos afinados e a postos, estavam os músicos da Orquestra Clássica da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em nome de todo o executivo presente, deu as boas vindas à multidão que se concentrou naquele espaço. Depois de endereçar os agradecimentos a todas as entidades e instituições representadas, Frederico Castro sublinhou a presença e participação da Santa Casa da Misericórdia nesta cerimónia, na pessoa do seu Provedor. Agradeceu também a presença da referida Academia de Música a cargo de quem, em conjunto com o Coro da Santa Casa, esteve a fantástica apresentação que abrilhantou a tarde.
“Vou dirigir-me a todos os povoenses, para os/as que não podem nesta quadra juntar-se aos seus familiares e amigos/as, endereço votos de boas festas e, para os/as que estão cá, ou que vieram cá passar o Natal, preparámos um conjunto de iniciativas, em parceria com as Associações e com as IPSS do concelho, direcionadas a todas as gerações, para todas as idades. Faço votos que estes momentos possam acrescentar um bocadinho mais àquilo que já é o espírito natalício que sentimos no ar.”
Antes de terminar a sua intervenção deixou ainda uma mensagem a todos/as os/as presentes: “a Câmara Municipal, organizou, mais uma vez, este programa, para poder proporcionar a todos/as mais momentos de felicidade mas também, para que, ao longo destas semanas, possamos fazer uma reflexão… todos/as temos o dever de fazer o melhor que pudermos em função dos meios que tivermos disponíveis, mas queria deixar-vos o desafio, de, neste Natal, cada um de nós fazer algo por alguém, se o fizermos vamos tornar o Natal de alguém um pouco melhor.”
Foi então o momento de dar início, oficialmente, à edição do Natal na Praça de 2023. Ladeado pela Vereadora Fátima Moreira e os Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves foi feita a contagem decrescente para o momento em que, pelas principais artérias da vila, se acenderam as luzes de Natal. De seguida, começaram a ouvir-se os primeiros acordes da orquestra e as primeiras vozes do coro. Iniciava, assim, mais de uma hora de música que arrebatou todos/as quantos se deixaram enlevar pelo espírito tão caraterístico das canções de Natal.