Póvoa de Lanhoso celebra 731 anos da Carta de Foral

Na próxima segunda-feira, 25 de setembro, o Município da Póvoa de Lanhoso comemora o Dia do Concelho, com um programa que pretende, por um lado, trazer à memória a atribuição da Carta de Foral há 731 anos, e, por outro lado, projetar o futuro das Terras de Lanhoso.

Os primeiros momentos das comemorações, com transmissão em direto no canal Youtube do Município, realizam-se nos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira marcada para as 9h30 e a sessão solene evocativa do Dia do Concelho prevista para as 10h00.

No decorrer da sessão solene, realizam-se as homenagens a personalidades e/ou coletividades Povoenses que se tenham destacado, como forma de reconhecer a relevância do seu contributo nas diferentes esferas da vida pública.

Ainda no capítulo das distinções, também os maestros Povoenses José Augusto Costa e Narciso Oliveira são evocados, pelas 11h00, no Pátio dos Artistas, localizado no Largo Barbosa e Castro. Este momento conta com as atuações da Banda Musical de Calvos e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

Numa projeção do futuro e respondendo às exigências da formação das novas gerações de Povoenses, obreiros da construção da Póvoa de Lanhoso, o programa prevê ainda a inauguração da Requalificação do Campo de Jogos ao Ar Livre da Escola Básica Gonçalo Sampaio, pelas 15h30. Nesta cerimónia está prevista a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

A leitura da Carta de Foral, marcada para as 16h30, já nos Paços do Concelho, encerra as comemorações de 2023, prometendo fazer-nos recuar até ao remoto dia 25 de setembro de 1292, data em que o Rei D. Dinis outorgou a Carta de Foral ao Concelho de Lanhoso.

Publicado

em

, ,

por