O Combate à Vespa Asiática é um trabalho de continuidade

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso tem utilizado no terreno diversos meios e recursos para intervencionar os Ninhos Definitivos da Vespa Asiática, no decorrer do presente Ciclo Biológico da Vespa.

O aparecimento de ninhos desta espécie tem proliferado e têm sido avistados ninhos nos locais mais diversos, o que obriga estes serviços a uma ação e intervenção mais atentas e eficazes, devido à perigosidade desta espécie. 

Em 2022, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso adquiriu uma arma para inoculação de projeteis com biocida adequado a este tipo vespa e, mais recentemente, já em 2023, através de uma Candidatura da CIM AVE, os serviços passaram a dispor de uma cana que permite também a injeção de um biocida para o efeito.

Atendendo à adaptação e propagação da vespa velutina pelo concelho, têm sido empenhados outros recursos do Município que facilitam as referidas intervenções, como é o caso de um veículo com plataforma elevatória, recentemente adquirido para os Serviços de Eletricidade e que, pela sua versatilidade, é uma ajuda fundamental neste tipo de trabalhos.

A vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie que se distingue de outras espécies de vespa habituais no nosso país pelo facto de possuir “as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas 1 segmento amarelo”. Os ninhos podem ser de grandes dimensões (podem ter 1m de altura e 80 cm de diâmetro), redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, mas também em qualquer outro local.

Todos os avistamentos de vespas ou de ninhos (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados para: 253 639 700

Publicado

em

,

por