A primeira edição da prova de obstáculos denominada ‘Póvoa de Lanhoso Urban Fit’, intitulada “Assalto ao Castelo”, foi apresentada no dia 9 de maio pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Urban Fit Race Portugal. O evento, que integra as dimensões desportiva, económica, cultural, turística e social, acontecerá no dia 3 de junho nas Terras da Maria da Fonte. Espera-se a participação de milhares de pessoas no concelho, com cerca de mil participantes estimados pela organização.
“Estamos preparados para enfrentar este desafio. Tenho certeza de que será um grande sucesso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, durante a apresentação do evento no Castelo de Lanhoso. Embora esta seja a primeira edição na Póvoa de Lanhoso, o autarca já está a pensar no futuro e desafiou a Urban Fit a adotar uma abordagem inclusiva em 2024, algo inédito a nível nacional.
Além das intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e do Vereador do Desporto, Ricardo Alves, também estiveram presentes na conferência de imprensa Margarida Costa e Alfredo Vieira, representantes da Urban Fit Race Portugal.
A competição ‘Póvoa de Lanhoso Urban Fit’ terá uma componente direcionada para crianças e outra para adultos e atletas. A partir das 11h00, no Parque do Pontido, ocorrerá a prova Urban Kids, destinada a crianças dos 3 aos 12 anos, com o valor total das inscrições a reverter para uma associação local. Em seguida, às 15h00, terá lugar a prova para adultos, com duração máxima de duas horas e 30 minutos, dividida nas categorias “elite” (competição individual masculina e feminina) e “guerreiro” (competição individual e por equipas).
A competição começará no centro da vila, passando pelo Carvalho de Calvos e pelo Trilho dos Moinhos, mas o ponto alto será o “Assalto ao Castelo” no Castelo de Lanhoso. Ao longo dos nove quilómetros do percurso, os participantes terão que enfrentar 42 obstáculos que envolvem força, resistência, perícia e agilidade, contando com o apoio de cerca de uma centena de voluntários.
De acordo com a organização, o objetivo é estabelecer a prova de Póvoa de Lanhoso como um evento anual na modalidade. A competição deste ano será pontuada para os campeonatos nacional, europeu e mundial, o que resulta na expectativa da participação de cerca de 100 atletas de elite. As inscrições estão abertas até 21 de maio no site laptogo.com, sendo já confirmadas presenças de Portugal e Espanha. Até o momento, aproximadamente 900 pessoas já se inscreveram.