Exercício Testou Planos de Emergência e Evacuação
Mais de 70 colaboradores que se encontravam esta manhã ao serviço na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e no Tribunal participaram num simulacro de incêndio no edifício dos Paços do Concelho.
Ao ser acionado o alarme interno, na sequência da deteção de um suposto incêndio, os planos de evacuação foram implementados, com os funcionários a abandonarem os postos de trabalho e a concentrarem-se no exterior do edifício, aguardando a conclusão dos procedimentos de emergência.
Bombeiros Voluntários Mobilizados
Para responder a esta simulação de ocorrência, compareceram no local três veículos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, acompanhados por 11 elementos da corporação, garantindo a execução do protocolo de emergência em ambiente controlado.
Reforço da Segurança e Preparação para Emergências
Este exercício insere-se no âmbito das Medidas de Autoproteção, tendo como objetivo testar a eficácia dos procedimentos de emergência e evacuação do edifício municipal.
A iniciativa reflete a preocupação do Município com a segurança de trabalhadores e munícipes, garantindo o cumprimento das normas legais e promovendo uma cultura de prevenção de riscos.
Perspetivas Futuras
No futuro, pretende-se elevar o nível de exigência da formação e dos simulacros, assegurando que o edifício está fisicamente preparado para uma evacuação total em situação de perigo.
Este foi o primeiro simulacro realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso no âmbito da III Semana Municipal da Proteção Civil, reforçando o compromisso com a segurança e preparação para emergências.