A Póvoa de Lanhoso volta a destacar-se no panorama teatral nacional e internacional. O Grupo Cénico Povoense foi selecionado para participar no XI Festival Ibérico de Teatro Amador, que se realiza nos dias 1 a 3 de novembro, nas cidades espanholas de Mérida e Calamonte.
Com a peça “Os Silvas”, da autoria do escritor povoense Tó de Porto d’Ave, o grupo terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho a um público mais vasto, levando o nome da Póvoa de Lanhoso além-fronteiras. A apresentação principal acontecerá no dia 1 de novembro, pelas 20h30, na Sala Trajano de Mérida.
Um convite que enche de orgulho
Este convite representa um marco importante para o Grupo Cénico Povoense e para toda a comunidade povoense. Segundo Fátima Moreira, Vereadora da Cultura, “este foi um convite nos encheu de orgulho, numa altura em que começamos a preparar a próxima edição do CONTE”.
O CONTE, um concurso nacional de teatro associativo que em 2025 celebra 20 edições, tem contribuído para consolidar a Póvoa de Lanhoso como uma referência na área teatral em Portugal. “Estes são indícios muito fortes de que a Póvoa de Lanhoso é uma terra de teatro, que tem passado, presente e que tem futuro”, sublinha a vereadora.
Celebrações e futuro promissor
A participação no Festival Ibérico de Teatro Amador coincide com as celebrações dos 120 anos do Theatro Club, um espaço emblemático para a cultura povoense. Este momento de celebração e reconhecimento internacional reforça a importância de investir na cultura e no teatro como forma de promover a identidade e o património local.
Com um número crescente de formandos nas oficinas de teatro, a Póvoa de Lanhoso demonstra um vivo interesse pela arte dramática, garantindo assim a continuidade e o desenvolvimento desta importante área cultural.