Festividades Concelhias em Honra de São José Iluminam a Póvoa de Lanhoso de 15 a 24 de Março

Entre os dias 15 e 24 de março, a Póvoa de Lanhoso ganhará vida e cor com as Festividades Concelhias em Honra de São José. Este evento, que já é considerado o principal cartaz turístico do concelho, promete uma semana repleta de tradições, música, arte e celebrações que irão cativar tanto os habitantes locais como os visitantes.

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, destacou a importância de preservar as tradições culturais e históricas do concelho, garantindo que o cartaz deste ano é equilibrado e de qualidade. A apresentação pública do cartaz, realizada no emblemático Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, o Vereador do Ambiente, Paulo Gago, e o artista plástico Domingos Silva, responsável por abrilhantar o São José com seus cartazes únicos a cada ano.

A figura de São José, padroeiro das festividades, foi retratada de uma forma mais realista este ano, ostentando o brasão da Póvoa de Lanhoso ao peito. Este detalhe revela o cuidado em manter as raízes e a identidade do concelho.

Os pontos altos das festividades incluem a Majestosa Procissão no dia 19 de março e o aguardado Cortejo Histórico no dia 24 de março, que também integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no município, sob o tema “Abril: passado, presente e futuro”.

O cantor Zé Amaro, com fortes ligações à Póvoa de Lanhoso, será a atração principal da Noite Solidária em 18 de março, enquanto o Padre Guilherme e Mundo Segundo & Sam the Kid animarão as festividades em 23 de março. Destaque ainda para as atuações de artistas locais como Tiago Barbosa, distribuídas por três palcos diferentes: exterior dos Paços do Concelho, Praça Eng.º Armando Rodrigues e Anfiteatro do Pontido.

Entre as novidades deste ano, destacam-se a Corrida de São José com vertente inclusiva em 16 de março, a estreia do Grupo de Cantares do Cancioneiro Minhoto em 17 de março, a apresentação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal em 20 de março e o aguardado Festival Jovem em 23 de março.

A preocupação com a sustentabilidade será evidente durante as festividades, refletindo o compromisso do Município com práticas ambientalmente responsáveis, que se manterão em eventos futuros.

Para os que não puderem estar presentes fisicamente, momentos como o Hastear da Bandeira, a Missa Solene e a Majestosa Procissão (19 de março), assim como o Cortejo Histórico (24 de março), terão transmissão ao vivo através das redes sociais do Município, permitindo que a emoção alcance também a população emigrante.

A evolução dos cartazes de São José, da autoria do talentoso artista plástico Povoense Domingos Silva, poderá ser apreciada na Exposição “São José em tela”, na Galeria do Theatro Club, com abertura marcada para o dia 16 de março.

A colaboração entre a Câmara Municipal e diversas entidades e instituições, aliada à comemoração do centenário da constituição da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, enriquecem ainda mais as Festividades Concelhias deste ano.

O Presidente da Câmara Municipal concluiu realçando que, além das festividades, será realizado um fim de semana gastronómico nos dias 16, 17 e 19, destacando pratos como o Cabrito à São José e as Rochas do Pilar, proporcionando aos visitantes uma experiência completa que une tradição, música, arte e gastronomia.

A Póvoa de Lanhoso está preparada para receber todos os que desejam participar nesta grande celebração, com o objetivo de proporcionar momentos de felicidade e memórias duradouras para partilhar.

Publicado

em

, ,

por