Simulacro na Serra do Carvalho – Cumprir as indicações das autoridades pode salvar vidas

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso realizou um simulacro de acidente rodoviário na Serra do Carvalho com o objetivo de alertar para os perigos de viajar com as crianças sem sistemas adequados de retenção.

O dia 19 de Novembro é a data em que se assinala Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada e o Município da Póvoa de Lanhoso, associando-se mais uma vez a esta efeméride, realizou um simulacro na Estrada Nacional 103, mais concretamente, na Serra do Carvalho, na zona de Ferreiros.

Nesta ação de sensibilização participaram o Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, o Coordenador Municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, o Comandante Sub-Regional do Ave da Autoridade Nacional para a Proteção Civil, Rui Costa, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, António Costa, bem como o Comandante do Destacamento Territorial da GNR local, Adelino Silva.

A iniciativa foi promovida pela autarquia, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil e contou com a colaboração das referidas entidades que, no terreno, puseram em marcha os procedimentos necessários, desde a criação do cenário, com as viaturas acidentadas, até à disponibilização de panfletos informativos.

A recriação do acidente entre as duas viaturas ligeiras que transportavam crianças sem observar as normas revestiu-se de grande autenticidade, o que foi determinante para o que se pretendia com esta ação: alertar e sensibilizar para uma condução segura e para os cuidados a ter em conta na estrada, que devem ser acrescidos, quando se viaja com crianças.

Numa altura em que se regista uma subida do número de contraordenações devido ao incumprimento da lei no que concerne à utilização de sistemas de retenção, a decisão de escolher esta temática foi incontornável.

Foi ainda evocada esta data nas Eucaristias que se realizaram nas paróquias do arciprestado, bem como a Eucaristia que decorreu no Salão Paroquial de Nossa Senhora do Amparo – Póvoa de Lanhoso, na qual marcaram presença as entidades envolvidas.

Publicado

em

, ,

por