Os Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso foram o local escolhido para a apresentação pública do trabalho do Clube Comunitário da EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave, que desenvolveu um projeto relacionado com a causa animal.
A Vice-Presidente da Autarquia, com tutela sobre o Pelouro da Educação, Fátima Moreira, recebeu o grupo de estudantes do 1º e 2º anos do Curso Profissional de Cabeleireiro da EPAVE, felicitando-o pelo trabalho realizado e desafiando-o a dar continuidade ao projeto, que visou a melhoria da vida dos animais no canil municipal. “A vossa preocupação é a nossa preocupação”, referiu, no final, a representante da Autarquia, dando conta do projeto para a criação de um canil/gatil. Fátima Moreira também elogiou as competências que iniciativas como os Clubes Comunitários permitem trabalhar.
Os Clubes Comunitários integram-se no âmbito da Rede dos Psicólogos Escolares (Zona Norte) da CIM do Ave e da Associação de Psicologia da Universidade do Minho. Através do respetivo Clube Comunitário, formandos/as da EPAVE, sob a coordenação da Psicóloga Escolar, Mariana Barbosa, e a supervisão das docentes Luísa Barbosa e Cidália Escaleira, dinamizaram o projeto “Unidos pelos Animais”.
Implementado no decorrer do ano letivo que agora termina, este projeto, no domínio do bem-estar animal, foi idealizado, planeado e concretizado pelos/as alunos/as. Neste sentido, estabeleceram uma parceria com o Clube de Adoção e Proteção de Animais da Póvoa de Lanhoso (CAPA), através da qual foi possível angariar fundos na comunidade e comprar bens alimentares para os animais; potenciar a interação dos animais com pessoas externas ao CAPA, levando-os a passear; promover a adoção através da divulgação do registo fotográfico dos animais para adoção; e sensibilizar para a importância do voluntariado, através da afixação de cartazes na Escola, sempre com o objetivo último da promoção do bem-estar animal.
O projeto culminou com a apresentação final pelos/as alunos/as, no dia 28 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em que também esteve presente a coordenadora do Projeto dos Clubes Comunitários da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Inês de Castro, e a Coordenadora da Rede de Psicólogos Escolares da Zona Norte, Sílvia Oliveira.
Paralelamente às atividades realizadas, os/as estudantes produziram ainda um vídeo de apresentação do seu projeto e um poster, tendo assim treinado importantes competências de comunicação, para além de competências interpessoais, do envolvimento com a comunidade.
Os Clubes Comunitários constituem uma intervenção psicológica educacional, no domínio do Desenvolvimento de Carreira, no ensino secundário, destinada a promover competências transversais e de carreira, bem como de forma integrada, uma cidadania mais ativa.