Nova ERPI será construída no vale do Cávado

A Associação Em Diálogo apresentou à comunidade o seu mais recente projeto, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que estará localizada na freguesia de Geraz do Minho, na zona norte do concelho da Póvoa de Lanhoso, junto ao rio Cávado.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova ERPI marcou o início das celebrações dos 25 anos da Associação Em Diálogo. O projeto tem previsão de conclusão em agosto de 2024.

A nova ERPI terá capacidade para 80 lugares em regime de residência permanente, 30 lugares para o Centro de Dia e 40 lugares para o Apoio Domiciliário, representando um investimento total superior a 5 milhões de euros. Para financiar o projeto, a Associação Em Diálogo recebeu um montante de 2,6 milhões de euros do Programa Pares e um apoio adicional de cerca de 500 mil euros da Câmara Municipal, sendo o restante valor da responsabilidade da própria Associação.

Essa nova infraestrutura visa suprir uma necessidade há muito sentida na região, especialmente entre os utentes mais idosos. De acordo com o presidente da Associação Em Diálogo, António Lourenço, a nova estrutura será moderna, proporcionando espaços e atividades que promovam a socialização, saúde e bem-estar dos utentes. O objetivo principal é aplicar o conceito de humanitude na relação entre o cuidador e o cuidado, priorizando o envelhecimento ativo e tranquilo, com intervenções centradas na pessoa cuidada e na promoção da sua participação de acordo com suas capacidades físicas e cognitivas.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso destacou o papel importante desempenhado pela Associação Em Diálogo ao longo dos anos em benefício da comunidade. Referindo-se à construção da ERPI, ele ressaltou que a nova estrutura suprirá uma necessidade existente no baixo concelho, atendendo a uma demanda há muito tempo reivindicada pela região do Vale do Cávado da Póvoa de Lanhoso. Ele expressou a disponibilidade das autarquias em colaborar e contribuir para esse tipo de projeto.

O financiamento da construção contou com a participação da Câmara Municipal, que se comprometeu a comparticipar com 20% do valor inicial do projeto, num montante que aumentou devido aos custos crescentes de matérias-primas e mão-de-obra, aproximando-se agora de meio milhão de euros. No entanto, o compromisso da autarquia em apoiar o projeto permanece inalterado, considerando-o um excelente investimento para a comunidade. O Presidente da Câmara destacou ainda a contribuição da Junta e da Assembleia de Freguesia, que aprovaram a doação de parte do terreno para a construção da ERPI, demonstrando uma visão voltada para o desenvolvimento não só de Geraz do Minho, mas também do concelho e da região do baixo concelho.

Além dos representantes da Associação Em Diálogo e da Câmara Municipal, a cerimónia contou com a presença da Vice-Presidente, Fátima Moreira, dos Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, do Deputado da Assembleia da República, Gilberto Anjos, bem como de outras figuras representativas da freguesia de Geraz do Minho e do concelho da Póvoa de Lanhoso

Publicado

em

,

por