Numa organização conjunta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e do Grupo Desportivo da Goma vão realizar-se, na Póvoa de Lanhoso, as edições de 2023 de Duatlo Jovem e de Triatlo, no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de Junho. Estas provas, que fazem parte do DNT (Desafio Norte Triatlo), são já uma referência para a modalidade e para os atletas, vindos de todo o país, que nelas participam.
Para o Duatlo estão inscritos cerca de 70 atletas com idades entre os 10 e os 15 anos, distribuídos pelos escalões de infantis, iniciados e juvenis e a prova inclui corrida e ciclismo, cujo grau de dificuldade varia consoante os escalões. O início está marcado para as 14 horas, no sábado, no Parque do Pontido.
Por seu lado, o Triatlo terá lugar no domingo, em Sobradelo da Goma e estão inscritos, até ao momento, 180 participantes. Tripartida em três modalidades que são a natação, o ciclismo, sendo a última a corrida, esta prova terá como pano de fundo o cenário da Barragem das Andorinhas.
Este local, caraterizado pela sua fantástica envolvente paisagística, é já um emblema sobejamente conhecido pelos atletas que nos últimos anos têm participado nesta prova e, certamente, irá marcar os que vêm pela primeira vez à Póvoa de Lanhoso.
Neste fim-de-semana, o concelho da Póvoa de Lanhoso vai receber ainda o Gold Cup Póvoa de Lanhoso, no qual irão participar mais de 550 atletas de 13 equipas.
Trata-se de um Torneio de Futebol Infantil, cujos jogos se irão realizar em 3 campos de futebol distintos, designadamente em Porto d’Ave, Taíde, em Santo Emilião e no Campo de Jogos Municipal, na Póvoa de Lanhoso. Os atletas de palmo e meio, dos escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis encerram a época 2022/2023 num espírito de festa e sã competição.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso financia a organização de todas estas atividades desportivas, numa manifestação clara de que apoia o desporto, contribuindo para que a mesma tenha repercussões no incentivo à prática de desporto pelos mais novos, bem como à adoção de hábitos de prática desportiva pela população, em geral.
Pretende-se também estimular as coletividades e grupos desportivos para que continuem ativas, prosseguindo os fins a que se destinam, promovendo atividades para toda a comunidade, quer dentro de portas, quer atraindo para o concelho centenas de forasteiros, e/ou representando o concelho, aquando da participação em eventos.
Acresce ainda que a Póvoa de Lanhoso é um Município “Amigo do Desporto”, galardão que reconhece o trabalho de excelência a este nível, bem como as boas práticas na gestão e na promoção do desenvolvimento desportivo.