Nova instalação promoverá o envelhecimento ativo e o bem-estar dos seniores da freguesia
Na passada terça-feira, dia 8 de junho, foi inaugurado o mais recente Centro de Convívio na Póvoa de Lanhoso, mais especificamente na antiga escola primária de Geraz do Minho. A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes representantes, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vereadora com o Pelouro dos Seniores, Fátima Moreira, o Presidente da Junta de Freguesia, Joel Silva, e o Provedor do Idoso, Álvaro Oliveira.
O evento também foi prestigiado pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, pelos Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, pelo Comandante do Posto da GNR e pelo Vice Arcipreste Rafael Poças, responsável pela bênção das novas instalações.
Durante a inauguração, o Presidente da Junta de Geraz do Minho, Joel Silva, expressou sua gratidão a todos os presentes por testemunharem um dia tão importante para a freguesia. “Este projeto era um desejo antigo nosso”, afirmou o autarca. “Infelizmente, devido à pandemia, foi adiado, mas agora estamos satisfeitos por retomá-lo e tornar o Centro de Convívio uma realidade. Agradeço à Câmara Municipal por todo o empenho nesse sentido”.
O Presidente da Câmara, Frederico Castro, destacou a importância da cooperação entre as várias entidades envolvidas para garantir um dia-a-dia seguro, completo e feliz para todos os seniores. “Sentimo-nos realizados ao cumprir nossa missão de servir aqueles que mais necessitam”, ressaltou Castro, enquanto agradecia a presença dos representantes das instituições locais.
Com a inauguração do novo Centro de Convívio em Geraz do Minho, a Póvoa de Lanhoso conta agora com uma rede de 12 instalações dedicadas a promover o envelhecimento ativo em seu território. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração estreita entre a Câmara Municipal e as Juntas e Uniões de Freguesia, envolvendo aproximadamente 250 seniores. O projeto visa oferecer atividades diversas, desde cuidados com a saúde e segurança dos idosos até ginástica, artes, cultura e outras áreas de interesse.
A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença de utentes de outros Centros de Convívio e pelos habitantes locais, que celebraram a ocasião com entusiasmo e compartilharam um lanche convívio.
No final da cerimonia o Presidente Frederico Castro respondeu a algumas questões colocadas pela Rádio União,