Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso quer reativar geminação com Neuves-Maisons (França)

A Póvoa de Lanhoso está empenhada em dar nova vida à geminação com a localidade francesa de Neuves-Maisons, onde reside um importante número de Povoenses.

“Do ponto de vista social, cultural e histórico, existe aqui um património comum muito forte de duas comunidades, que, nas últimas seis ou sete décadas, tiveram sempre fluxo de pessoas. O nosso objetivo é reatar esta relação, manter e fazer crescer esta geminação, durante os próximos anos”, revela o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.

Foi esse o propósito da deslocação que o Presidente da Câmara e a Vice-Presidente, Fátima Moreira, realizaram àquela vila geminada, nos dias 19 e 20 de maio, por altura das Festas de Nossa Senhora de Fátima: retomar esta geminação, e a atuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso também foi uma primeira iniciativa nesse sentido.

Em Neuves-Maisons, os autarcas Povoenses foram recebidos por representantes da “Mairie”, tendo participado numa reunião de trabalho, que visou definir os próximos passos desta ligação (a identificação das áreas de intervenção em que podem ser assumidos compromissos durante o ano de 2024), e numa sessão solene, no Salão Nobre. Para além do restabelecimento de relações institucionais, esta deslocação permitiu ainda aos representantes da Autarquia Povoense encetar contactos com a Associação Franco-Portuguesa de Neuves-Maisons, da qual fazem parte muitas pessoas com ligação forte à Póvoa de Lanhoso (por naturalidade e/ou descendência).

A geminação entre o concelho da Póvoa de Lanhoso e Neuves-Maisons data de 5 de setembro de 1987. “O Presidente da Câmara, José Luís Portela, prestou um importante contributo, ao ativar esta geminação, que esteve bem viva, nos anos 80 e 90 do século passado”, refere o autarca Frederico Castro. Depois de algum adormecimento desta ligação, sem atividade, sobretudo após o ano 2000 e até ao presente, pretende-se dar nova vida a esta geminação, já em 2024. Até lá, serão definidas as áreas em que esta aproximação entre comunidades irá concentrar-se.

O objetivo é tornar as duas comunidades cada vez mais próximas, aprender em conjunto e mesmo replicar boas práticas e experiências. “É a única geminação que temos e não a temos potenciado. Eles têm um sistema de transportes muito interessante que nós queremos compreender e até, hipoteticamente, replicar. Há várias áreas onde podemos identificar bons projetos e tentar adaptá-los à nossa realidade”, revela o autarca Povoense.

Ao longo dos últimos cerca de 60 ou 70 anos, dezenas de pessoas têm partido da Póvoa de Lanhoso em direção àquela localidade francesa, tal como fazem milhares de pessoas, em Portugal, que deixam a terra natal para procurar melhores condições de vida.

O Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, é um desses exemplos: nasceu em Neuves-Maisons e, por isso, sente que a sua “responsabilidade” é dupla: “Tenho o dever legal e moral de dar vida a esta geminação, porque sou Presidente de Câmara e porque estou ligado às duas vilas de forma intrínseca”, sublinha.

Esta é a única geminação que a Póvoa de Lanhoso estabelece como concelho, razão pela qual, na Vila Povoense, existe uma Rua de Neuves Maisons. Atualmente, já serão alguns os milhares de pessoas que, naquela localidade francesa, têm algum tipo de ligação ao nosso concelho, de entre população emigrante e novas gerações.

Neuves-Maisons é uma vila semiurbana, localizada no leste de França, nas redondezas de Nancy e a cerca de 120 quilómetros da fronteira com o Luxemburgo.

Publicado

em

,

por