Município volta a destacar-se pela sustentabilidade e boas práticas ambientais em todos os estabelecimentos de ensino.
A Póvoa de Lanhoso conquistou, mais uma vez, o estatuto de Município 100% Eco-Escolas, com todas as escolas do concelho – desde os jardins de infância ao ensino secundário e profissional – a receberem o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas.
A distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), reconhece o trabalho contínuo de toda a comunidade educativa na promoção da sustentabilidade, da cidadania ambiental e da redução da pegada ecológica.
Todas as escolas hastearam a Bandeira Verde
No dia de S. Martinho, o executivo municipal celebrou esta conquista visitando cinco estabelecimentos de ensino – Jardins de Infância de Garfe, Simães e Travassos, Escola Básica do Ave (Taíde) e Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso – para o hastear das Bandeiras Eco-Escolas.
As cerimónias contaram com a presença da Vereadora da Educação, Fátima Moreira, acompanhada pelas responsáveis dos Serviços de Educação e Jardins e Espaços Verdes, Maria José Lourenço e Vanessa Barros, respetivamente, bem como pelo Diretor do Agrupamento, Ângelo Dias, e pelo Coordenador do 1.º Ciclo, Manuel Joaquim.
Na Escola Secundária, juntaram-se à cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Vereador do Ambiente, Gilberto Anjos, para içar a bandeira do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
“Este galardão representa o empenho de todos – professores, alunos e comunidade – em prol da sustentabilidade do planeta”, destacou a vereadora Fátima Moreira, sublinhando o valor do envolvimento coletivo.
Sustentabilidade celebrada com alegria e castanhas assadas
A manhã ficou marcada por momentos de convívio e atividades ao ar livre, onde não faltaram as tradicionais castanhas assadas e ações de educação ambiental, promovidas no espírito festivo de S. Martinho.
Ao longo do dia, o executivo municipal participou em diversas iniciativas, reforçando a ligação entre autarquia e comunidade educativa e relembrando os vários projetos desenvolvidos no âmbito do programa Eco-Escolas, apoiados pelo Município da Póvoa de Lanhoso através de recursos humanos, materiais e financeiros.
Um concelho de referência ambiental
Com esta distinção, a Póvoa de Lanhoso consolida o seu papel como referência regional na educação ambiental, envolvendo todos os graus de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino profissional.
O reconhecimento abrange os três agrupamentos educativos do concelho – Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e EPAVE – que continuam a demonstrar boas práticas ambientais e uma cultura de responsabilidade ecológica.



border=”0″>
border=”0″>
border=”0″>


