Bio triturador vem agilizar a eliminação das sobras das limpezas das matas

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro entregou, esta semana, ao Vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Higiene Pública e Espaços Verdes, Paulo Gago, um novo biotriturador, que será um instrumento decisivo na prevenção e redução de incêndios rurais, entre outros.

A sua aquisição resultou de uma candidatura do PO Norte 2020, executada pela CIM do Ave, que visa a proteção contra risco de incêndios e a sua disponibilização não podia ter sido mais oportuna. Este novo equipamento encontra-se já a ser utilizado pelos Serviços dos Espaços Verdes no apoio à equipa da Brigada de Sapadores Florestais da CIM do AVE, que está a proceder à limpeza das matas nas freguesias de Lanhoso e Galegos. O material sobrante destas ações de gestão de combustível já esta a ser eliminado com a ajuda do biotriturador que se torna, assim, numa mais-valia na execução destes trabalhos. Este processo poderá ser feito de modo mais seguro e fácil, sem haver necessidade de se recorrer a fogo.

No momento da entrega do biotriturador, que foi acoplado a uma viatura de tração mecânica já existente, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “a aquisição do novo equipamento será uma forma de contribuir para a melhor gestão da floresta e para que se alterem comportamentos de risco. A busca por soluções mais eficazes e menos perigosas deve passar a ser uma constante, para todos, inclusive para as novas gerações.

É um dos objetivos deste executivo implementar mais e novas medidas para reduzir a possibilidade de ocorrência de fogos e a possibilidade de utilização deste equipamento, por quem precise dele, desde os serviços municipais a Uniões e Juntas de Freguesia, a Bombeiros Voluntários, é disso evidência.

As Ações de Gestão de Combustível terão continuidade, abrangendo, ainda a Rede Secundária e Terciária, definida no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio.

Publicado

em

,

por