Decorreu no passado dia 29 de Março, uma reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Póvoa de Lanhoso, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, na qual estiveram presentes, além da Vice-presidente e Vereadora da Solidariedade Social Fátima Moreira, em representação da Câmara Municipal, várias entidades que integram o CLAS.
A agenda de trabalhos começou a cumprir-se com a apresentação do Plano de Desenvolvimento Social (PDS), um documento de planeamento estratégico municipal que pretende apresentar uma resposta concertada para reduzir a pobreza e exclusão social e para desenvolver uma consciência coletiva dos problemas sociais. O PDS tem como objetivo potenciar os recursos locais e criar respostas adequadas aos problemas, através de uma intervenção estratégica social, a nível concelhio.
Na sua intervenção, Fátima Moreira, elogiou a organização deste documento, que foi objeto de parecer positivo por parte de todos os presentes, referindo que o mesmo “contempla informação muito relevante sobre a realidade do nosso concelho, em múltiplas dimensões, abrangendo todas as áreas de atuação da Rede Social”. Salientou, ainda, que “o PDS é um documento em aberto, recetivo ainda a sugestões que os parceiros queiram apresentar”.
A Rádio União – a Nossa voz, da Associação de Apoio aos Deficientes Invisuais do Distrito de Braga, foi seguidamente apresentada pelo seu presidente, Domingos Silva. Esta Rádio, inovadora no território pela sua dimensão inclusiva, está ao dispor de toda a comunidade e de todas as instituições. Sendo esta rádio um projeto concelhio direcionado para a informação local, regional e nacional, foi também destacada a sua programação direcionada para os nossos emigrantes.
O projeto “Snoezelen Sobre Rodas”, que resultou da aprovação de uma candidatura da “Associação Em Diálogo” efetuada aos Prémios BPI La Caixa, foi o ponto que se seguiu.
Tendo âmbito concelhio, a proposta é disponibilizar esta terapia multissensorial a toda a população sénior, apresentando como característica diferenciadora e inovadora o seu caráter itinerante, através de uma equipa multidisciplinar disponível para intervir junto de idosos que estejam institucionalizados ou que se encontrem em contexto familiar. De referir que, apesar de o público-alvo preferencial serem os mais idosos, o mesmo é também direcionado a crianças e jovens, sinalizadas pelas Equipas Multidisciplinares de Apoio à Escola Inclusiva.
O Conselho Local de Ação Social ficou ainda a conhecer que dos projetos da Unidade de Cuidados na Comunidade – Coração do Minho fazem agora parte, também, os cuidados paliativos ao domicílio prestados por uma equipa multidisciplinar; a consulta direcionada a consumos de álcool conduzida por uma equipa multidisciplinar; duas propostas na área dos problemas respiratórios (“Reabilitar para Respirar” e “Palmadinhas”); a reabilitação cardíaca direcionada para doentes com patologia cardíaca; a consulta de informação sobre o testamento Vital-Diretiva antecipada de vontade e também o apoio ao aleitamento materno, tanto no Centro de Saúde como ao domicílio.
Também o Serviço de Apoio Domiciliário especializado em Saúde Mental, que era uma área de atuação quase inexistente no concelho, é um novo serviço que vai ser dinamizado por técnicos/as da Instituição Casa de Citânia, do Centro Social do Vale do Homem. Este é um apoio domiciliário que se destina a intervir junto de pessoas com doença mental grave que necessitem de um programa adaptado ao grau de incapacidade psicossocial.
Foi ainda apresentado o relatório de execução anual do CLDS4G Lanhoso relativo a 2022, cujos ações apresentam um grau de execução elevado, cumprindo assim as metas e indicadores previstos no Projeto. Foi verificado com agrado, que mesmo com o termo do projeto previsto para agosto de 2023, o mesmo deixará ações relevantes que terão continuidade no nosso território e instrumentos que podem ser utilizados por agentes locais no desenvolvimento das suas atividades.
Após a apresentação e debate de todos os pontos desta extensa ordem de trabalhos, fica a perceção, por parte de todos os parceiros, do dinamismo que carateriza a Rede Social da Póvoa de Lanhoso.