A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, presidida por Frederico Castro, aprovou a constituição da Comissão de Honra e da Comissão Executiva, que irão preparar as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril (1974 – 2024).
Esta é uma das deliberações que resultaram da reunião de Câmara Municipal realizada na tarde de ontem, dia 9 de outubro, nos Paços do Concelho.
“Porque compete às instituições, particularmente às que estão próximas das populações, primar pelo exemplo e significado das ações, pretende-se, na passagem do 50.º aniversário da data que permitiu trilhar os caminhos do desenvolvimento e da verdadeira soberania popular, comemorar em comunhão de testemunho uma mensagem dirigida a toda a nossa comunidade”, fundamenta, de entre outras considerações a proposta aprovada.
A Comissão de Honra, presidida por Amândio Santa Cruz Domingues Basto Oliveira, antigo Presidente da Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, será composta por Presidentes da Câmara Municipal democraticamente eleitos e com exercício nos últimos 50 anos, pelos Presidentes da Assembleia Municipal com exercício nos últimos 50 anos; pelos representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal; e pelos Deputados da Póvoa de Lanhoso eleitos à XV Legislatura da Assembleia da República Portuguesa.
A Comissão Executiva, presidida por Frederico de Oliveira Castro, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em exercício, será composta pelos membros do Executivo da Câmara Municipal em exercício; pelos líderes das Bancadas Parlamentares e Representantes eleitos em Assembleia Municipal; bem como por representantes de instituições concelhias e outras funções.
No decorrer da referida reunião de Câmara, foi ainda aprovada a alteração da periodicidade das reuniões ordinárias deste órgão, que passam a realizar-se às segundas-feiras (de quinze em quinze dias, às 17h30), bem como a alteração do preçário para utilização de espaços desportivos municipais, assim como as Normas de Utilização do Polidesportivo Gonçalo Sampaio.
A aprovação da retificação do topónimo “Rua Padre João Crisóstomo” para “Rua Nossa Senhora de Fátima”, na freguesia de Galegos, foi também uma das deliberações resultantes desta sessão, que contou com oito pontos inscritos na Ordem do Dia.